domingo, 7 de novembro de 2010

Nossa história : Parte 1

O Unijorge na Moda é um evento idealizado pelo curso de Design de Moda do Centro Universitário Jorge Amado com o objetivo de fortalecer a formação acadêmica dos alunos. Produzido e coordenado por estudantes do quarto semestre, o evento conta com um desfile com peças criadas por alunos de outros semestres, para desta forma mostrar ao mercado novos talentos.
A primeira edição do Unijorge na Moda teve como tema "A Cultura Popular do Recôncavo Baiano" e aconteceu no semestre segundo semestre de 2009. Através desse tema, rico por conta do grande celeiro de artistas e belas manifestações culturais que o recôncavo possui, os alunos trabalharam em suas peças formas, cores, texturas e ornamentos pertencentes ao contexto do recôncavo como um todo e sua marcante história, além do tema trabalhado de forma harmônica as tendências do verão 2010. As peças foram desfiladas na Feira da Moda no centro de Convenções e também no Projeto Integrador da instituição e esta edição contou com a presença do grupo de samba Chita Fina.
A Bahia possui uma identidade cultural de grande riqueza e importância. Com influência múltipla e costumes de vários povos, sua diversidade encanta o mundo. Dessa forma, destacar as diversas manifestações na Moda tem como objetivo ressaltar o recôncavo baiano e suas propriedades culturais. Dentre as diversas manifestações pertencentes ao recôncavo estão: A festa da Irmandade da Boa Morte – com várias representações (político, social e religioso); o samba de Roda – caracterizado por uma roda de homens e mulheres que sambam e se integram as rodas de capoeira; o Nego Fugido, que possui origem nos escravos, acontece no Acupe de Santo Amaro e conta a história do negro que fugia e se camuflava de forma criativa para não ser capturado; entre outras. Todas essas manifestações foram temas escolhidos pelos alunos, esse é um dos motivos de terem sido tão bem trabalhadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário