terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aviso

Infelizmente, por motivos pessoais, não poderemos contar com a presença do Tarcisio Almeida em nossa mesa redonda amanhã ás 17:30. Ficamos muito tristes com isso, mas vale lembrar que Silla Filgueira, Alexandre Guimarães, Phaedra Brasil e Silvio Neves  estarão lá, prontos a compartilhar suas experiências e dicas conosco.
Te espero lá!

domingo, 28 de novembro de 2010

Criações #5

Desenhos de Carla Simone de Morais, Maria de Lourdes Pedrosa e Priscila Santana.
Alunas da Unijorge, 3° semestre.



Conceito da Fúria:

"Inspirada na Ira, um dos 7 pecados capitais, surge a Fúria, uma mistura ousada de sensualidade e criatividade.
A Fúria traz a autenticidade tipicamente brasileira, numa atmosfera que envolve a irreverência da fantasia entrelaçada com o mundo real, criando um caráter ilusório, do que seria realidade e o que seria imaginário, onde começa e onde termina? O lúdico chega a confundir, causando um clima de mistério.
Toda essa fábula engenhosa traz um contexto de formas, sensações, cores, originalidade e muita atitude.
Cheia estilo, a Fúria, mostra que uma coleção sofisticada e exclusiva pode sim ser versátil e simples."



Mesa Redonda #4

 
A nossa Mesa Redonda, super confirmada no dia 01/12/2010, às 17:30. Conta com nomes da Moda Baiana e também com pessoas ligadas a indústria! Dentre essas pessoas estará Silvio Neves. Jovem empresário baiano, diretor do sindicato do vestuário, Sindvest, e pioneiro, junto com a Designer de Moda Carla Machado Neves, da customização de abadás em eventos em Salvador!
Hoje está a frente da sua empresa que, dentre os serviços prestados, tem a de criação de uniformes com foco no Design e imagem da marca e também a Consultoria de Imagem!
Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho deles é só visitar o site : Aqui

Só para dar água na boca...Parte#3

Quando comentamos por aí que estamos cuidando deste evento com muito amor, quer dizer muito amor mesmo!
Nessa sexta feira, parte do corpo de produção se reuniu com as meninas do casting, para o fim da prova de roupas com as modelos fornecidas pela agência Model Club. É claro que nos não poderíamos deixar de mostrar um pouco pra vocês, ou deixá-los ainda mais curiosos quanto às produções.
Vale ressaltar que as roupas deste ano, estão especialmente lindas.

sábado, 27 de novembro de 2010

Parceria lindíssima

 

Talvez quem acompanhe o nosso blog e sua evolução constante, tenha percebido um link a mais na nossa lista de parceiros. Nessa semana tivemos o prazer de iniciar parceria com o Portal Flavour, e o indicamos a todos como um site fundamental para se manter bem informado. O portal trata desde agenda cultural a tópicos como economia e política.
Voltado ao publico GLBT o site tem um perfil adaptável a todos aqueles que são livres de preconceitos e interessados em receber informação de altíssima qualidade, escrita por pessoas ainda mais legais.
Na imensa lista de feras, responsáveis pelo  conteúdo  do portal estão nomes como Mônica San Galo, Natalia Troccoli, Vitorino Campus, Lelo Filho e muitos outros que fazem do Flavour, uma experiência imperdível!

Programação detalhada

Para conhecer um pouco sobre os nossos convidados, continuem acompanhando o blog.
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Criações #4

Desenhos de Carla Simone de Morais, Maria de Lourdes Pedrosa e Priscila Santana.
Alunas da Unijorge, 3° semestre.

"O filme Os Sete Pecados Capitais , reflete as questões  históricas e a busca pelo extremo. O estudo, a pesquisa sobre a IRA foi determinante para a inspiração da Inside Trends  2010, que buscou na força da IRA, através do comportamento e atitude das pessoas no dia a dia, nos fenômenos da natureza como vulcões, relâmpagos, enchentes, a fúria das ondas do mar e objetos que remetam ao ódio, vingança, violência, tudo isso junto determinou cores, formas e texturas da coleção.
A proposta é reinventar o jeito de vestir através das tendências que movem a Moda pra frente."  

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mesa Redonda #3


 O baiano Tarcisio Almeida, conceituado através de concursos como o Barra Fashion e também por participações no Rio Moda Hype e Viver Design em São Paulo, dentre outros, é  preocupado com experimentações das formas e estudo do corpo. Tarcísio tem um jeito bem diferente de trabalhar, descobre novas coisas durante o processo de produção, abusa e usa
 ilhoses, tamanhos únicos ajustáveis.

Com marca própria que leva seu nome as peças que Tarcisio idealiza decididamente, não é uma roupa para quem quer ficar bonitinha. É para quem quer ficar com uma cara contemporânea.
Tarcisio e outros nomes da Moda baiana estarão presentes na Mesa Redonda Criação e Design na Indústria Baiana!




quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mesa Redonda #2

Alexandre Guimarães, jovem com grande influencia underground e peças urbanas, ele experimenta, transforma e busca novos olhares com toda liberdade que é permitida a um novo criador, é um dos estilistas baianos com carreira de maior destaque fora e dentro do estado! 
Na Bahia estreou no concurso de Novos Talentos Bahia do Oi Barra Fashion Tour Bahia.Em 2009, o estilista alça novo vôo, desfilando sua coleção, entitulada SUCATA, no Rio Moda Hype. 
Em 2010 desfilou novamente para o Barra Fashion Bahia.
Mais sobre a carreira de Alexandre, na Mesa Redonda Criação e Design na Indústria Baiana.


Jamil Moreira Castro / Bahia Notícia

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Programação fechada!

Mesa Redonda #1


Nesta segunda, dia 22/11/2010, a equipe de Marketing do Unijorge na Moda visitou um jovem talento baiano, na fábrica onde trabalha, para conversar sobre a Mesa Redonda que acontecerá na 3ª edição do evento!
Em um clima de descontração Silla Maria Filgueira, que participou dos Novos Talentos 2009 do Shopping Barra, nos mostrou parte do seu trabalho e contou sua trajetória como estilista.

Com muita identidade e criatividade, tudo sobre a carreira de Silla e outros jovens criadores poderá ser visto na Mesa Redonda que tem como tema : Criação e Design na Indústria Baiana.

Só pra deixar um gostinho, fotos do trabalho de Silla Filgueira!

Silla Filgueira Barra Fashion

Expo de Moda

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Só para dar água na boca... Parte #2

Adan Vitório, "[...] o fato d'eu já estar dentro desta percepção
do que seria cada pecado me ter uma noção estética que os outros
(colegas) ainda iriam buscar".
Como havíamos prometido, a nosso primeira entrevista com os novos criadores da Unijorge aconteceria na postagem de hoje. O primeiro deles a dar o ar da graça para o nosso blog é Adan Vitório, estudande de Design de Moda e cursando o 3º semestre. Numa rápida entrevista perguntamos a ele quais foram suas impressões quando ficou sabendo do tema deste semestre, " [...] foi uma super coincidência, já que eu estava estudando este tema há umas duas semanas. Quando eu soube fiquei muito feliz e vi que seria algo que me daria certa projeção". Diz se o garoto não é mega sortudo? Definitivamente, coincidências assim não são por acaso. Afinal, como prever algo que é tão restrito? É óbvio que ele super aproveitou a oportunidade a saiu na frente, iniciando seu projeto com uma certa folga dentro dos prazos estipulados pelos professores que irão avaliar seu processo criativo. Perguntado sobre seu recorte, ele abre o jogo, "[...] ele é centrado na figura de Eva e seu pecado original". Sobre o recorte ele diz, ainda, que quer passar a imagem dessa mulher contemporânea, urbana; mas ao contrário do que ele acredita ser o foco dos trabalhos dos demais colegas, o pecado como algo pesado, perturbardor, ele quer passar a imagem do pecado como sendo algo alegre, capaz de despertar o lado selvagem de cada indivíduo. E pra encerrar, perguntamos qual pecado mais o atraía, adivinha qual foi citado? "[...] um pecado que pode ser perigoso é a vaidade, principalmente no meio em que eu atuo, mas eu acho que tudo fala um pouco sobre a mesma coisa. O fato de você exaltar demais aquilo que você é, e isso acabar se tornando um obstáculo. É o pecado que apresenta um perigo real". Ual! De tirar o fôlego, héin? Já deu pra perceber que não devemos esperar pouco da coleção de Adan. Agora é aguardar pelo dia do evento, 1º de Dezembro. Até a próxima entrevista com mais um dos novos criadores da Unijorge. Não percam!

Só para dar água na boca... Parte #1

   O tema do Projeto Integrador deste semestre e, também, da 3ª edição do evento “Unijorge na Moda”, certamente vai dar o que falar. Afinal, ele é extremamente amplo, o que permite uma leitura multidisciplinar, além de uma interdisciplinariedade com vários outros subtemas. Tal característica só faz aumentar a curiosidade de quem está de fora assistindo o vai e vem dos alunos com pesquisas, recortes, paleta de cores, croquis, tecidos e aviamentos, dentre outras muitas coisas; já que o tema deixou um gostinho de “tudo é possível”. A verdade é que os criadores de moda da Unijorge estão desenvolvendo minicoleções mais do que incríveis; são peças com conceito e valores sólidos e, é claro, muito, mas muito glamour! Porque esse não pode faltar, né? A partir de amanhã serão postadas entrevistas com os alunos de Design de Moda. Eles falarão um pouquinho sobre suas expectativas para o evento e sobre suas criações. Meus caros leitores, essa série está imperdível! O nosso primeiro designer entrevistado foi Adan Vitório que já começou dando sorte, quer saber o porquê? Então você não pode perder a pauta de amanhã! Aguardem!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Diamons are a girl's best friend... Parte #1


A palavra jóia, que em latim significa aquilo que causa prazer, não poderia ter significado mais plausível. Afinal, qual o ser humano que não adora uma correntinha de ouro ou um belo brinco cravejado de diamantes? Acreditem, as primeiras jóias datam de períodos que antecedem a existência de Cristo aqui na Terra. Durante muito tempo elas foram utilizadas apenas por mulheres ricas (convenhamos que não mudou muita coisa, a diferença é que hoje existe a bijuteria, Graças a Deus!). Para os homens ficava restrito o uso de anéis como forma de proteção contra o que eles chamavam de “energias do mal”. Com o passar dos séculos, elas não serviam mais apenas como demonstração de riqueza, mas forte diferenciador entre as classes sociais. Cada época possuiu características que lhes foram peculiares e até hoje servem de inspiração para novos ou velhos criadores de moda.  Ouro, prata, gemas, pérolas foram alguns dos materiais utilizados ao longo dos anos, desde a idade antiga, até a contemporaneidade; cada um dos momentos históricos apresentava a predominância de um desses ou outros materiais. E foi com o olhar na história que os alunos de Designer de Moda do 3º semestre colocaram a mão na massa e desenvolveram peças inspiradas no que era produzido nestas épocas. Confira a primeira parte desse trabalho que é puro luxo!



  Jóias inspirada no período que compreende ao que chamamos carinhosamente por greco-romano. A modelo, Géssica Reis, está a cara do luxo e sofisticação gregas! Adoro!



  Aqui, criadores posam ao lado de sua criação. Da esquerda para a direira as Designers de Moda Priscila Santana, Carla Simone Moraes e Lurdinha Barreto. Menidas, vocês arrasaram!

                                         


     Na foto, a modelo Fernanda Freitas, fica ainda mais linda com o conjunto de colar e brincos inspirados no período renascentista. As peças foram criadas pelas Designers Jamile Santos e Raquel Oliveira. Eu quero!



 Aqui, a pulseira cheia de charme e imponência, trás como referencial as jóias usadas pelas Africanas. Ual!





 



 

Apenas três opções...

Quando falamos de pecado, muitas são as idéias que nos vem à cabeça. Aliás, não apenas idéias, mas cores. Vamos falar de cores. Por mais que em determinadas situações não percebamos, elas são extremamente importantes e tem um poder de persuasão fantástico. Quando falamos em pecado, quais cores lhes vêm à cabeça? Acho que todos nós não conseguimos pensar em pecados sem que se tenha em mãos uma cartela de cores repleta de tons de vermelho, não é verdade? A cor vermelha, nada mais é do que um convite ao pecado. Intensa e sedutora, essa cor não pode faltar no guarda-roupa da mulher que é sensual e que a-do-ra um pecado. Afinal, seria inadmicível não ter uma peça dessa cor no guarda-roupa. Vermelho é fogo, é paixão, é sedução e má intenção, porque não? Ih, até rimou! Quer pecar? Então não importa o que você vai usar, as cores são três: vermelho, vermelho e vermelho!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

De sete em sete...

São sete as cores do arco-íris; sete, as maravilhas do mundo; sete, as notas musicais e, não seria diferente, sete pecados capitais. A 3ª edição do "Unijorge na Moda" trás como tema principal de sua amostra semestral dos alunos dos cursos de design de moda, "Os Sete Pecados Capitais". Os alunos do curso estão cheios de idéias mirabolantes para desconstruir o indestrutível, ou será que não se trata de uma reconstrução? Construindo ou remodelando conceitos, pouco importa, o que realmente está em pauta é que eles estão loucos de vontade lhes instigar a cometer pecados. Afinal, eles querem ver os consumidores de moda babando de vontade, morrendo de inveja, cobiçando a criação alheia, dizendo "Larga que esse já é meu!", irado porque aquela peça que ele sim-ples-men-te amor não lhe coube, começando a dieta na segunda (porque sempre numa segunda e não numa quinta?), mas morto de preguiça de ir para a academia... Pecou, "Xuxu"? Não se importe com isso. Aqui, negócios, negócios; pecados à parte! Porque pecar pode! 

sábado, 13 de novembro de 2010

Tapa aqui, descobre ali...

Muitas são as formas que buscamos para realizar as nossas mais loucas fantasias sem que sejamos percebidos. Uns pouco se importam com o que os outros irão pensar a respeito; outros, já mais tímidos, se preocupam com tal detalhe e começam a analisar o custo benefício do pecado a ser cometido. Dessa forma, as máscaras funcionam como o disfarce perfeito para cometer tantos quantos pecados queira. Pensando nisso, a 3ª edição do “Unijorge na Moda” que tem como tema “Os Sete Pecados Capitais” abre as portas para que os futuros designers de moda possam exibir suas criações que são o que há de mais glam no momento. É para matar todo mundo de inveja, porque inveja pode! Sendo assim, estão todos e todas mais do que convidados para colocarem (ou tirarem, como queiram) suas máscaras. Aguardamos vocês!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Parceria Unijorge + Shopping Lapa

Do dia 20 ao dia 30 de Setembro a Unijorge efetuou várias atividades em parceria com o Shopping Lapa, construindo assim uma semana de moda para o Shopping que tem um caráter bem popular, totalmente aberto ao público.
Foi montado um stand no qual foram oferecidos serviços como palestras e consultoria de imagem por meninas previamente instruídas pela professora Renata Neves. Oficinas de customização, acessórios e desenho também aconteceram. Em paralelo a todos os outros acontecimentos houve também vitrines vivas feita em lojas parceiras.
Durante 4 dias, uma exposição das peças produzidas pelo segundo semestre (já seguindo o tema matriz: sete pecados) foi feita no pátio central junto ao stand onde no último dia se deu um desfile coletivo de encerramento com as lojas parceiras (Mito, Marisa, Riachuelo, M42, Wave beach , Handara, Tribos, Feranda)
A aceitação foi incrível e tudo indica que essa parceria não acabará por aqui.

Ação promocional para a Riachuelo
Vitrina viva para a loja Tribos

Desfile feito com as roupas da exposição.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pesquisas e mais pesquisas

No design, assim como nas demais áreas de atuação, a pesquisa é elemento fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho. A velha visão de um estilismo intuitivo a cada dia vem sendo desmistificada pela a abertura de vários cursos referentes à confecção de desenvolvimento de vestuário.
A preocupação em envolver o cliente no processo referente à criação e a veiculação de cada coleção é crescente. A tendência geral é que dia após dia o caminho da peça até o guarda-roupa seja mostrado como em uma grande vitrine, auxiliando e apresentando ao cliente final o que ele está comprando, quais os benefícios reais do produto e porque optou pela compra do mesmo.
Sendo assim, vamos expor constantemente os trabalhos de pesquisas e desenvolvimentos acadêmicos dos nossos criadores, para que tenhamos a oportunidade de acompanhar desde os seus primeiros contatos com o tema geral (7 pecados capitais) até o projeto final que será apresentado no dia do evento.
Este é um caderno de tendências para o verão 2011, baseando no tema inveja . 

Produzido e elaborado por: Maíra Campos,Deskson Junior e Ana Karolina Dantas (3° semestre)

Estilo exuberante

Estilo esportivo.

Estilo clássico.

Estilo irreverente (vanguarda).

Estilo romântico.
Para saber mais: Entre em contato conosco.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Criações #2

Gesik  Gila - cursando 4°semestre de design de moda.
Peça de época, inspirado e feito para o filme Maria Antonieta  como trabalho da matéria Figurino .

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nossa história : Parte 2

Na segunda edição do Unijorge na Moda, o tema foi “A Copa do Mundo na África do Sul” e aconteceu no primeiro semestre de 2010. A produção das peças baseou-se em tudo ligado a um dos eventos esportivos mais importantes do mundo, que foi sediado pelo país mais rico do continente africano. Os alunos envolvidos na criação idealizaram peças de vestuário e acessórios com conceitos que remetessem a força da Copa. Dentro do evento, palestras, oficinas, stands e exposição de fotografia deram um caráter inovador e de maior qualidade ao evento, tornando assim o Unijorge na Moda mais sólido.
Conhecido como um país de diversas culturas, idiomas e crenças religiosas, a África do Sul foi o primeiro país do continente africano a sediar a Copa. Em 2006, o país perdeu por poucos votos para a Alemanha (sede da copa daquele ano) e esse veio a ser um forte motivo para torná-lo país a sediar a Copa de 2010. Assim os “olhos” do mundo voltaram-se para a África evidenciando aspectos como a história marcada pela segregação racial, a arquitetura com influências que vão do ocidental ao oriental, os ambientes urbano e selvagem convivendo em perfeita harmonia e as riquezas naturais (relevo, fauna e flora) exuberantes como o país em um todo. Toda a beleza e magnitude deste país fizeram do evento um verdadeiro sucesso.

domingo, 7 de novembro de 2010

Nossa história : Parte 1

O Unijorge na Moda é um evento idealizado pelo curso de Design de Moda do Centro Universitário Jorge Amado com o objetivo de fortalecer a formação acadêmica dos alunos. Produzido e coordenado por estudantes do quarto semestre, o evento conta com um desfile com peças criadas por alunos de outros semestres, para desta forma mostrar ao mercado novos talentos.
A primeira edição do Unijorge na Moda teve como tema "A Cultura Popular do Recôncavo Baiano" e aconteceu no semestre segundo semestre de 2009. Através desse tema, rico por conta do grande celeiro de artistas e belas manifestações culturais que o recôncavo possui, os alunos trabalharam em suas peças formas, cores, texturas e ornamentos pertencentes ao contexto do recôncavo como um todo e sua marcante história, além do tema trabalhado de forma harmônica as tendências do verão 2010. As peças foram desfiladas na Feira da Moda no centro de Convenções e também no Projeto Integrador da instituição e esta edição contou com a presença do grupo de samba Chita Fina.
A Bahia possui uma identidade cultural de grande riqueza e importância. Com influência múltipla e costumes de vários povos, sua diversidade encanta o mundo. Dessa forma, destacar as diversas manifestações na Moda tem como objetivo ressaltar o recôncavo baiano e suas propriedades culturais. Dentre as diversas manifestações pertencentes ao recôncavo estão: A festa da Irmandade da Boa Morte – com várias representações (político, social e religioso); o samba de Roda – caracterizado por uma roda de homens e mulheres que sambam e se integram as rodas de capoeira; o Nego Fugido, que possui origem nos escravos, acontece no Acupe de Santo Amaro e conta a história do negro que fugia e se camuflava de forma criativa para não ser capturado; entre outras. Todas essas manifestações foram temas escolhidos pelos alunos, esse é um dos motivos de terem sido tão bem trabalhadas.


sábado, 6 de novembro de 2010

Criações #1

Parte do objetivo desde blog é além de divulgar o evento, mostrar o que temos de melhor dentro da instituição. Começaremos a postar trabalhos dos alunos com informações básicas sobre eles e sobre as suas respectivas peças.
Caso queria estabelecer contato com algum dos criadores, fale conosco que daremos maiores informações.

Caroline Quele Santos : Publicitária, Designer de Moda (4° semestre) e cursando a Pós Graduação  na Unifacs


• Tema e contextualização:
"O que é possivel fazer com um pouco de pó extraido de pedras? Para a tribo Surma e Mursi do Vale do Rio Omo, na Etiópia, vestir-se. Em uma expressão cultural genuina esse povo transforma seus corpos em telas e refletem ali seus valores sociais, políticos, étnicos, morais e religiosos. Além de tudo isso, existe o prazer pela busca permanente da beleza, literalmente estampada no rosto.
O conjunto de formas geométricas, em diferentes tons, unidos ás curvas e a base negra dos Surma e Mursi inspirou uma coleçao que nos leva a refletir como a beleza pode ser simples e complexa. Simples por ser feita sem espelhos usando apenas elementos encontrados na natureza e complexa devido ao referencial histórico que rabiscos sobre a pele podem representar para toda uma humanidade."

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Apresentação

Bem vindos ao blog direcionado ao 3° Unijorge na moda.
Hoje é um dia de grande importância para todos. Falta apenas um mês para a concretização do evento fashion que mostrará os novos profissionais e os talentos que futuramente estarão entrando no mercado da moda baiana.
Aqui vamos apresentar os nossos criadores e mostrar quem faz e como estão correndo todos os preparativos para o acontecimento. Essa é a nossa função: trazê-lo para dentro do nosso universo estudantil, explicar o que, o por quê fazemos e, assim, criar uma linha de comunicação clara entre consumidores, observadores, curiosos e produtores de moda como um todo.
O clima desta edição é misterioso, cheio de aromas, sabores e tatos nos quais descobrir. Muito consiste na busca pelo auto conhecimento, se permitir e, quem sabe, também permitir uns aos outros. Questionaremos as linhas que separam o certo do errado porque, afinal, quem as criou? Será que elas servem tranquilamente para todos?
Esse blog é fruto de uma equipe que atuará por vários meios de comunicação virtuais e físicos. Sendo assim, ficamos gratas em lhe conhecer e pedimos para que nos acompanhe em nossas viagens pelo universo da história e das artes. Sinta-se a vontade como em um encontro de amigos. Estamos de braços e ouvidos abertos para novos pontos de vista e opiniões.